casa-dos-sonhos-sala-mondrian

SEMANA 5: Que parte você mais gosta da sua casa?

Agora vamos falar da sua relação com a sua casa. Só você e sua casa. Esse momento é essencial, pois é refletindo o que gostamos ou o que não estamos satisfeitos, que podemos traçar planos e/ou ideias para promover as mudanças.

Do que você não gosta na sua casa?

Coloque tudo no papel. Assim que o fizer, faça uma lista separada do que é fácil de mudar e o que está fora do seu alcance.  Por exemplo, se a cor do seu sofá incomoda, você pode jogar uma manta por cima dele, trocar o estofado, ou ainda, colocar uma capa por cima. Então esse vai para a primeira lista, das coisas que você pode mudar. Agora, se o problema é que no seu apartamento bate o sol da tarde, não podemos mudar a localização do apê, nem mudar a direção do sol, então, esse item vai para a segunda lista.

Pegue a primeira lista. Analise item por item o que você não gosta na sua casa e pode ser mudado. Trace um plano para fazer as modificações . Vamos pegar o exemplo do sofá:

  1. Pesquisar mantas que me agradem e seus preços.
  2. Pesquisar onde posso encontrar capa pronta para o meu sofá.
  3. Pesquisar profissionais que possam fazer uma capa sob medida para o meu sofá. Joaninha fez uma que ficou perfeita, vou sondar com ela, perguntar se gostou, e se valeu o custo-benefício.
  4. Pesquisar estofadores.
  5. Decidir a solução que mais me agrada ou mais vale a pena para mim.
  6. Comprar a manta e/ou tecido.
  7. Sofá “novo”! =)

Agora que você traçou um plano para tudo que estava na primeira lista, vamos para a segunda. Essa exige um cadinho mais de carinho. Já que você não pode mudar os problemas dessa lista, o lance é estudar como você pode contornar esses problemas. Vamos pegar o exemplo do sol da tarde.

  1. Pesquise as formas viáveis de amenizar esse problema. Alguns prédios liberam a colocação de toldos, desde que esteja em harmonia com a fachada. Nesse caso, converse com o seu síndico. Outra saída, mais simples, pode ser o uso de cortinas com black out, que ajuda a amenizar o calor na hora que o sol bate com toda a força e a preservar os seus móveis e objetos.
  2. Faça um orçamento de tudo que você precisa para contornar o problema.
  3. Execute a mudança e tenha o problema amenizado! =)

Já resolvemos os problemas, mudamos sua relação com o que você não gosta na sua casa, vamos à próxima pergunta:

 

DO QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA SUA CASA?

 

Não, não precisa falar para mim. Responda para você e anote. Olhe para cada uma dessas coisas que você anotou e analise: porque você ama essas coisas? Você ama pela praticidade, por questões estéticas ou afetivas? Há possibilidade de potencializar ou levar essas questões para outros cantos da casa?

Vale lembrar que praticidade facilita muito o dia a dia. No entanto, o que é prático para um, não necessariamente é para outro, vai depender dos hábitos de cada um. Falamos mais sobre isso no nosso ebook Decorar é sobre se conhecer.  E coisas belas e com memória afetiva ajudam nosso coração a traçar uma relação de amor com o teto que nos abriga, nos faz sentir que nossa casa nos abraça.

Faça esse exercício com carinho, e se quiser mostrar para a gente, basta postar uma foto no instagram com a #lápizdecor , ou então mandar um email para contato@lapizdecor.com.br .

Perdeu as semanas anteriores? Então venha por aqui:

AULA INAUGURAL

como-fazer-um-caderno-fichario

SEMANA 1

workshop-a-casa-dos-sonhos-lapiz-decor-300x300

SEMANA 2

workshop-lapiz-decor-1

SEMANA 3

frase-inspiradora-carpe-diem

SEMANA 4

workshop-lapiz-decor-sala

 

 

Deixe seu comentário